Trabalho remoto reduz em 91% distribuição de papel às unidades de Alagoas

A distribuição de resmas de papel aos setores administrativos e judiciais do Judiciário de Alagoas, que está em regime de teletrabalho, caiu 91,14% entre 18 de março e 30 abril deste ano, na comparação com o mesmo período de 2019. O consumo caiu de 2292 para 203 resmas. 2.089 pacotes deixaram de ser solicitados.

“O regime de teletrabalho em todo o Tribunal, incluindo os setores administrativos, contribuiu demais para esta redução de consumo de papel. Isso também se explica pelos avanços dos sistemas de automação processual. Quase todos os nossos processos estão virtualizados”, comentou o presidente Tutmés Airan.

Muito menos copos descartáveis

O consumo de copos descartáveis caiu 97,29%. Entre 18 de março e 30 de abril, 62 centos (6.200 copinhos) foram distribuídos. Na mesma data de 2019, 2291 centos. A redução, acentuada a partir do trabalho remoto de magistrados e servidores, já vinha sendo incentivada pela Presidência deste junho de 2019.

“Naquele mês de 2019, baixamos um ato determinando uma drástica redução na distribuição e no uso de copos descartáveis, que, preferencialmente, ficaram à disposição de visitantes. Com o trabalho remoto, percebe-se também acentuada queda na necessidade de uso de copos”, completou Tutmés.

Patrimônio concentra bens de consumo

Os dados relativos à redução são do Departamento Central de Material e Patrimônio (DCMP). O setor, dirigido pelo servidor Jorge Torres-Homem Lira, concentra todos os itens comprados pelo Judiciário de Alagoas. Os materiais ficam em estoques e à disposição das unidades administrativas e judicias espalhadas na capital e no interior.

“A liberação dos itens vai ocorrendo conforme solicitação das unidades. No caso do papel, que já vem sendo menos consumido com o avanço da virtualização processual, a queda foi ainda maior a partir do início do regime de teletrabalho”, pontuou Expedito Quintela, secretário  do Departamento e Patrimônio.

Fonte: TJAL